terça-feira, 3 de maio de 2011

Dicas para construir o figurino de seu personagem

Um dos elementos que contribui muito no clima de realismo em um Live Action é o figurino dos jogadores. É inegável que roupas adequadas e bons props concedem um colorido especial ao jogo.


Em um primeiro momento as pessoas pensam que um Live de época trará complicações quanto ao traje a ser usado. Será que essas roupas estão condizentes? Será que as pessoas usavam esse tipo de vestido? Como fazer se eu não tenho chapéu?

Bem, vamos por partes.

Os requerimentos quanto a roupas não são tão complicados quanto se pode imaginar e com alguma inventividade a maioria dos jogadores não terá dificuldades em providenciar seu figurino.
De modo geral, as pessoas nos anos 30 se vestiam de modo bem mais formal que nós costumamos nos vestir hoje em dia. Como a cena do jogo tem lugar em um evento social, espera-se que os personagens se vistam de acordo: ternos, gravatas e sapatos sociais para os homens, vestidos longos, taileur e sapatos de salto para as mulheres. A roupa que vocês usariam em uma recepção de casamento, uma festa formal ou evento social estará perfeita.

Se você não tiver uma roupa de época, não é preciso se desesperar, comprar ou alugar algo. A idéia do Live Action é que o figurino conceda uma ilusão, ele não precisa ser 100% autêntico. Busque combinar elementos que remetam à época em questão afastando tudo o que for moderno ou contemporâneo demais ou que simplesmente não existia na época.

Pense na maneira como seu personagem se vestiria e tente agregar a essa visão elementos para compor seu figurino. É inegável que um figurino adequado ajuda o jogador a entrar no clima e concede subsídios para sua interpretação.

Figurino Masculino:

Terno é a opção mais segura para o figurino masculino. Blazers podem ser usados opcionalmente, assim como smoking (para quem tiver) ou camisas de gola roulê. Mesmo personagens mais "aventureiros" podem usar esse tipo de roupa uma vez que se trata de uma ocasião formal.

Prefira cores sóbrias: preto, cinza, branco ou marrom.

Gravatas de cores discretas, os modelos finos e curtos eram mais usados.

Camisas sociais de manga comprida abotoadas o alto. Quem tiver abotoaduras ou coletes estará dentro do figurino de época.

Sapatos sociais (de preferência polidos e engraxados - nenhum cavalheiro usava sapatos foscos)

O chapéu é opcional, se alguém tiver um chapéu de época (borsalino, panamá ou bouler) é bem vindo a usá-lo. Na época, os cavalheiros retiravam o chapéu em um recinto fechado, mas se alguém tiver e quiser usar podemos esquecer essa regra de etiqueta. Golf Hat (aqueles bonés antigos felpudos podem ser usados da mesma maneira).

Suspensórios eram bastante populares na época e podem ser incorporados ao traje.

Sobretudos compridos são uma marca registrada da época e também podem ser usados pelos personagens. Quem quiser usá-los pode ignorar a regra de etiqueta de retirar o casaco no recinto.

Cachecóis também são bastante comuns, assim como bengalas para cavalheiros de mais idade.

Para complementar: relógios de bolso (nada de relógios de pulso), lenços brancos no bolso do paletó, cigarreiras e cravos na lapela.

Qualquer prop que se achar adequado para completar a indumentária do personagem pode ser incorporado usando a criatividade do jogador. Por exemplo, militares podem usar medalhas e condecorações no peito, médicos podem carregar uma pequena valise e religiosos crucifixos e bíblia.

Figurino Feminino:

Senhoras devem usar vestidos longos, trajes de noite ou tailleur. Opcionalmente saias compridas até a altura do joelho também estão valendo.

O modelo deve ser bastante conservador, a menos que a personagem queira passar uma imagem de "flapper" (mulheres que queriam desafiar os rígidos padrões da sociedade). Em geral as mulheres usavam trajes mais sóbrios de cores escuras, fechados e sem grandes ousadias.

Sapatos altos e meias calça (preta, cor de pele e branca) são perfeitos para compor um retrato da época.

Bolsas pequenas e discretas eram usadas em detrimento a acessórios muito grandes.

Senhoras costumavam usar chapéu, mas não se trata de uma regra (mesmo porque quem tem chapéu hoje em dia?). Se alguém tiver e quiser usar é muito bem vinda a fazê-lo.

Casacos de pele ou estolas eram uma marca de bom gosto e luxo entre as senhoras (em tempos menos politicamente corretos). Luvas também podem ser usadas conforme o gosto da dama.

Jóias e bijuterias são ótimos recursos para ajudar na caracterização das personagens. Anéis, colares de pérolas (muito na moda nessa época), pulseiras, broches, camafeus e anéis são excelentes para complementar o figurino. A maquiagem tende a ser discreta ainda que nenhuma senhora saia de casa sem baton, sombra, rouge e um estojo para retoque.

O que não é adequado:

Calças e casacos jeans são usadas apenas por trabalhadores urbanos, tente evitá-los.

Bonés e calças curtas não são usadas por adultos nessa época.

Mulheres não usam calças compridas sob hipótese alguma.

Nada de celulares, relógios digitais, palm-top, ipods e outras traquitanas modernas. Se possível tudo isso deve permanecer na sala de off.

Nada de props de armas. Embora alguns personagens tenham acesso a elas não será permitido usar objetos de cena que remetam a armas de qualquer natureza.

E por fim, uma boa notícia:

O local escolhido para o Live conta com ar-condicionado central, de modo que a temperatura será mais agradável possibilitando vestir trajes que não são condizentes com o clima tropical de nossa cidade.

Um comentário:

  1. Só para constar, relógio de pulso já existia nessa época e já era popular entre os homens... http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_de_pulso

    ResponderExcluir