Live Action inspirado em Call of Cthulhu e no Universo dos Mitos Ancestrais
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Regras para quem precisa de Regras: Resolução no Live Action
Em um mundo perfeito todas as resoluções dentro do Live Action seriam decididas através de roleplay ou dos mestres arbitrando o resultado. Mas nem sempre isso é possível e em algum momento a sorte terá de decidir.
Portanto é inevitável que hajam disputas entre personagens e "rolamentos" para decidir o que aconteceu em uma determinada ação. Quem teve sucesso? Qual a margem desse sucesso ou o grau de fracasso da tentativa?
Como simular isso de uma maneira rápida e que não cause danos ao roleplay?
Os mestres presentes no Live vão carregar cartas de baralho numeradas de 1 (ás) a 10. Os jogadores por sua vez terão fichas bastante simples em que seus conhecimentos são representados com números de 1 a 10, sendo 1 o grau menor de conhecimento e 10 a graduação máxima.
Digamos que um personagem tenha na sua ficha a habilidade Arqueologia 5 e deseja tentar reconhecer hieroglifos em uma determinada peça. Ele chama o mestre e pergunta se pode fazer o teste para traduzir essas palavras, o mestre estende a ele as cartas e pede que ele tire uma. Se o número for menor ou igual a 5 ele teve sucesso e o mestre dará a informação.
Fácil e tranquilo.
O mestre pode arbitrar dificuldades conforme o caso. Adicionando modificadores na forma de penalidades, bônus ou simplesmente decidir que o rolamento é desnecessário seja porque o personagem conhece a respesta ou por ser impossível para ele ter tal conhecimento.
Se um rolamento for mais difícil ele adiciona +1 ao número da carta sorteada, dessa forma uma carta "3" para a ser "4" ou mais dependendo do grau de dificuldade. Se o rolamento for mais fácil o mestre diminui o resultado expresso na carta conforme se modificador.
Em caso de disputa entre personagens as cartas são tiradas pelos dois e comparadas com a habilidade que está sendo disputada. Aquele que conseguir sucesso pela melhor margem vence a disputa.
Lembrando que essa resolução é uma exceção usada apenas quando um rolamento for determinante para a ação tentada.
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"Digamos que um personagem tenha na sua ficha a habilidade Arqueologia 5 e deseja tentar reconhecer hieroglifos em uma determinada peça. Ele chama o mestre e pergunta se pode fazer o teste para traduzir essas palavras, o mestre estende a ele as cartas e pede que ele tire uma. Se o número for maior ou igual a 5 ele teve sucesso e o mestre dará a informação."
ResponderExcluirNão deveria ser menor ou igual a 5? Você tem de tirar menos que sua habilidade.
Pois é, assim do jeito apresentado, com as cartas tendo de ser acima de sua habilidade, quanto maior a sua habilidade, menor as chances de sucesso.
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