domingo, 10 de abril de 2011

Cthulhu Live 101

Eis o básico do básico a respeito do jogo:

O uso dessa imagem evocativa das máscaras não é à toa. Um Live Action se assemelha mais a um teatro de improviso do que um jogo.

Em CTHULHU LIVE os participantes assumem o papel de indivíduos fictícios envolvidos em uma trama de investigação, horror e sobrenatural.

A persona adotada por cada jogador é chamada de PERSONAGEM. Este personagem frequentemente é alguém bem diferente da pessoa que o interpretará. Os personagens para Cthulhu Live serão entregues prontos com uma BIOGRAFIA resumida que servirá como guia para o jogador. O jogador poderá trabalhar suas próprias impressões sobre o personagem, mas deverá se manter fiel à essência deste.

O DOSSIÊ DO PERSONAGEM funciona como uma ficha de RPG, onde as habilidades e conhecimentos estarão resumidos. Em um Live Action espera-se que os jogadores resolvam cada situação usando o roleplay, mas se em algum momento for necessário os números expressos no dossiê serão usados para resolução.

Cada personagem possui OBJETIVOS expressos no dossiê. Cumprir esses objetivos é a meta do jogo para cada um dos personagens. Eles podem escolher revelar ou manter esses objetivos em segredo.

Os personagens dispõem de um recurso para ajudá-los a cumprir seus objetivos. Cada um contará com PISTAS onde estão as informações que apenas eles dispõem e uma relação dos outros personagens que eles conhecem pessoalmente ou de nome. Assim eles poderão se familiarizar com os demais participantes antes do jogo se iniciar.

A união de todos os personagens forma o ELENCO.

O Elenco atua em um SCRIPT, uma descrição detalhada de todos os eventos, acontecimentos e situações que devem ocorrer no decorrer do jogo.

O Script é escrito e conduzido pelos GUARDIÃES. Em Cthulhu Live eles são os responsáveis por zelar pelo jogo e fazer com que os aconteciemntos se sucedam conforme descrito no Script. Eles também arbitram decisões e decidem o resultado de disputas entre dois personagens. Por vezes, os guardiães podem ter papéis secundários na trama.

REGRAS bastante tênues ajudam a organizar o jogo. Sobre estas falaremos mais tarde com mais propriedade.

PROPS são todos os objetos de cena usados para conceder um senso de realidade à narrativa eles podem ser desde cartas até estatuetas, passando por livros e peças de vestuário.

O FIGURINO é o guarda roupa dos jogadores e mestres. No Cthulhu Live cada jogador ficará responsável quanto ao seu figurino podendo vestir as roupas que achar condizentes com o personagem recebido. Haverá um tópico específico a respeito de figurino que poderá ser seguido pelos jogadores.

MANSÃO é o nome do local onde o jogo transcorre. O lugar onde os jogadores obrigatóriamente devem se manter imersos em seus personagens. Os jogadores terão um espaço para descansar ou para conversar sobre outros assuntos, este estará sinalizado e será considerada uma área "Out-of-Character".

Com isso, todos os aspectos fundamentais foram apresentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário