domingo, 10 de abril de 2011

Falando a Respeito da Ambientação de Arkham Horror


Para quem não sabe nada a respeito de Call of Cthulhu eis duas informações vitais:

Primeira: o jogo se passa no mundo normal. Sem terras de fantasia ou faz de conta. É a boa e velha Terra.

Segunda: a ação transcorre no ano de 1935.

Em Arkham Horror, o cenário se passa na pequena cidade de Arkham, Massachusetts na região conhecida como Nova Inglaterra.

Você pode estar se perguntando: "Por que diabos escolheram esse lugar e essa época?"

Arkham é uma cidade fictícia criada por H.P. Lovecraft para funcionar como o pano de fundo para boa parte de suas estórias de horror. Vários de seus contos se passam nessa cidade com sua arquitetura colonial, seu senso de antiguidade e seus habitantes peculiares. Nada mais justo que fixar aqui a estória.

Ok,mas porque os anos 30? Essa é a época consagrada por Lovecraft em seus contos. As décadas de 20-30 constituem um momento de grande mudança social, cultural, econômica, política... o mundo estava mudando em uma velocidade espantosa e não parecia haver limites para o que o homem era capaz de fazer e realizar. Desde conquistar os céus, até vencer as distâncias, curar as doenças e explorar a ciência que nos permitiu romper o átomo, gerar energia e traçar nosso próprio destino.

Mas nem tudo são flores. Em contrapartida a todo o progresso e conquistas os anos 30 também ficaram marcados como uma época desesperada de pobreza, fome e com os preparativos para a maior de todas as guerras. Some a isso xenofobia, racismo e exploração e temos uma época de grande dualidade.

O jogo irá se passar em Arkham, eis aqui algumas informações gerais:


Arkham em 1935

Arkham é uma cidade localizada no Condado de Essex, no Estado de Massachussetts. A cidade foi fundada no final do século XVII por colonos ingleses que se refugiaram na região, estabelecendo uma comunidade menos rígida do que suas vizinhas Salem e Newbury. Seu nome deriva da família Arkham, que estava entre os primeiros a se fixar na área às margens do Rio Miskatonic. O povoado cresceu lentamente, a princípio amparado pela agricultura. Por volta de 1692, a histeria da caça às bruxas, que varreu Salem, chegou à Arkham. As autoridades locais julgaram vários casos de indivíduos acusados de bruxaria e houve enforcamentos na praça central.

No século XVIII, Arkham se tornou um movimentado porto mercantil e conseguiu alguma prosperidade com o comércio e indústria de pesca. Após a independência americana, vários moinhos foram fundados ao longo do rio que cruza a cidade e uma pequena indústria se desenvolveu.

Em meados do século XVIII foi fundada a Escola Liberal de Miskatonic que seria a base para a criação da conhecida Universidade Miskatonic em 1861, uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do país. A Universidade está no mesmo nível de outras instituições de ensino superior de renome como Cambridge e Harvard. Uma das mais importantes universidades americanas, Arkham patrocinou diversas expedições científicas ao redor do mundo e se orgulha de sua longa tradição.

Ela atrai estudantes e acadêmicos, oferecendo cursos e especializações nas mais variadas áreas. A notável Biblioteca Orne, uma das mais completas do país é um dos orgulhos da instituição que possui também um corpo docente invejável, um museu e um belo campus.

Apesar de a Universidade Miskatonic conceder à cidade um ar cosmopolita, Arkham continua sendo uma típica cidade do interior. O senso de 1925 registrou uma população de 55 mil habitantes na região metropolitana e houve poucas alterações desde então. Muitas das famílias mais proeminentes que residem na cidade são descendentes dos colonos originais que se estabeleceram na então colônia, pessoas tradicionais e sossegadas.

Arkham é um tesouro para antiquários e amantes de arquitetura colonial visto que possui inúmeros prédios desse período. Apesar de ser uma cidade com profundas raízes no passado, Arkham aderiu ao conforto dos tempos modernos dispondo de central telefônica, serviço de transporte público, estação ferroviária e eletricidade.

Independence Square e Uptown são os distritos mais nobres, onde residem os moradores mais proeminentes, enquanto French Hill e Rivertown receberam nos últimos anos um fluxo de imigrantes estrangeiros, sobretudo irlandeses, alemães, italianos, poloneses e espanhóis. Apesar do aumento populacional Arkham continua tendo um clima de cidade do interior, ainda que nos últimos tempos tenham sido inaugurados restaurantes, um teatro e cinema. O Hospital Modelo e o renomado Asilo Arkham são modelos de gestão competente e bons resultados no campo da medicina e psiquiatria.

Os arredores da cidade são recobertos de densas florestas, com inúmeros vilarejos rurais isolados onde as pessoas levam uma vida traquila e pacata. As estradas interestaduais ligam Arkham às cidades próximas de Kingsport, Danvers, Salem e Bolton. Boston a capital do Estado fica a apenas quarenta minutos de automóvel.

A Grande Depressão atingiu Arkham com força no início dos anos 30. Cerca de 25% do comércio local foi afetado drasticamente e boa parte da mão de obra trabalhadora foi dispensada. Mesmo a Universidade Miskatonic um pilar da comunidade sentiuo duro baque da crise econômica. Para piorar as expedições organizadas no fim da década de 20, para a Austrália e Antártida, consumiram importantes recursos da instituição. Os tempos são difíceis e mudanças precisam ser implantadas se a Universidade quiser continuar em funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário